Olá CUBOTEC'S, enquanto os consumidores malaios ainda estão esperando pelo 5G, isso não impediu os provedores de telefonia móvel de implementar outras melhorias de rede para proporcionar melhor desempenho nesse ínterim. Este artigo explora como a Malásia se compara a outros grandes mercados do Sudeste Asiático para o desempenho da banda larga fixa e da rede móvel. Também analisamos o estado atual do mercado móvel da Malásia, incluindo dados sobre o tempo gasto em 2G, 3G e 4G, e insights sobre lacunas na cobertura LTE e como o 5G poderia ser.

Banda larga fixa da Malásia fica em terceiro lugar no Sudeste Asiático

Ookla_Mean_Fixed_Broadband-Speeds_SE-Asia_0321

Comparamos o desempenho da banda larga fixa da Malásia em nível nacional com outros grandes mercados do Sudeste Asiático durante o 3º trimestre de 2020. Cingapura ficou em primeiro lugar na nossa lista para velocidades médias de download e upload sobre banda larga fixa com uma velocidade de download de 228,68 Mbps e uma velocidade de upload de 226,64 Mbps. A Malásia ficou em terceiro lugar para velocidade de download de banda larga fixa em nossa lista com uma velocidade média de download de 90,88 Mbps. A última da nossa lista para média de download e velocidade de upload sobre banda larga fixa foi a Indonésia com 23,27 Mbps e 13,25 Mbps, respectivamente.

Malásia fica em quarto lugar em velocidade de download móvel no Sudeste Asiático

Ookla_Mean_Mobile-Speeds_SE-Asia_0321

Durante o 3º trimestre de 2020, Cingapura teve a velocidade média de download mais rápida sobre redes de banda larga móvel nos principais mercados do Sudeste Asiático a 68,86 Mbps. A Tailândia ficou em segundo (40,54 Mbps) e o Vietnã em terceiro (33,14 Mbps). A Malásia ficou em quarto lugar na nossa lista com uma velocidade de download de 24,53 Mbps, seguida pelas Filipinas (17,41 Mbps) e Indonésia (16,69 Mbps). A melhoria nas velocidades móveis da Malásia entre o 1º trimestre de 2020 e o 3º trimestre de 2020 pode estar ligada a iniciativas do Plano Nacional de Rede Digital (JENDELA), incluindo: atualizar sites 3G para LTE, adicionar camadas LTE com recursos de agregação de operadoras e alterar antenas para suportar recursos mimo.

Cingapura foi a mais rápida para velocidade média de upload sobre o móvel com 18,75 Mbps, seguida pelo Vietnã com 18,17 Mbps. A Tailândia foi a terceira para a velocidade de upload sobre o celular e a Malásia novamente ficou em quarto lugar com uma velocidade média de upload de 11,19 Mbps. A Indonésia ficou em quinto lugar pela velocidade média de upload sobre o celular (10,42 Mbps) e as Filipinas ficaram em sexto lugar (5,47 Mbps).

Usuários de celular da Malásia mostram 83,3% do tempo gasto no 4G

Ookla_time-spent_cellular_malaysia_0321-2

Uma análise da proporção do tempo gasto pelos usuários que os usuários gastaram em 2G, 3G e 4G descobriu que o 4G foi a tecnologia predominante na Malásia durante o 3º trimestre de 2020. Os usuários estavam conectados ao 4G 83,3% das vezes. O 3G seguiu em 12,1% e o 2G em 1,3%. Um dos esforços da JENDELA é melhorar o tempo gasto com o 4G.

Apesar do forte tempo gasto com o 4G, ainda há grandes lacunas na cobertura 4G na Malásia, como visto no mapa da cobertura LTE comercializada abaixo.

Ookla_Malaysia_LTE-Marketed-Coverage-Map_0321-2

A cobertura LTE parece seguir a densidade populacional, com buracos na cobertura caindo nas áreas menos densamente povoadas da Malásia, áreas com menos de 20 pessoas por quilômetro quadrado. Isso inclui grandes seções de Sarawak e Sabah na Malásia Oriental e porções de Terengganu, Kelantan, Perak e Pahang na Malásia Ocidental. O governo malaio está gradualmente aposentando o 3G no final de 2021 para liberar mais espectro para lTE. Idealmente, esse espectro refarquido melhorará a qualidade e a velocidade da banda larga móvel 4G e atingirá os clientes em áreas que não são atendidas atualmente pela LTE, caso contrário eles terão que contar com conexões 2G. Atualmente, o 2G cobre 96,7% das áreas povoadas, de acordo com a Comissão de Comunicações e Multimídia da Malásia.

O governo malaio está abrindo caminho para o 5G

A fim de acelerar a implantação de produtos e serviços 5G, o governo da Malásia assumiu o compromisso de construir, operar e alugar infraestrutura 5G para as operadoras móveis existentes e novas até o final deste ano através de um veículo de propósito especial (SPV). Além das licenças de espectro pré-alocadas reservadas para uso 5G exclusivamente nas bandas de 700 MHz, 3,5 GHz e 28 GHz, o governo malaio assumiu o compromisso de manter a capacidade existente das redes 4G existentes, proibindo a redefinição dessas frequências para uso 5G. Em seu discurso público no mês passado, o primeiro-ministro malaio garantiu ao público que o SPV fornecerá acesso justo à capacidade da rede tanto para operadores novos quanto para os incumbentes. O governo anunciou 3,7 milhões de dólares para serem investidos nos próximos 10 anos.

Com o 5G no horizonte na Malásia, os consumidores estão começando a investir em dispositivos compatíveis com 5G. Houve um aumento de 225% na proporção de dispositivos totais no Speedtest® resultados que foram capazes de 5G quando comparados o Q3-Q4 2020 ao 1º trimestre de 2020.

Ookla_5G-device-shares_malaysia_0321-2

O desempenho deve aumentar drasticamente quando o 5G estiver comercialmente disponível na Malásia. Continuaremos a seguir este mercado para ver como essa mudança afeta sua classificação entre os países do Sudeste Asiático, a rapidez com que o 5G é adotado e como o 4G é expandido para áreas carentes. Se você quiser saber mais sobre velocidades e desempenho da internet em outros mercados ao redor do mundo, visite o Speedtest Global Index.

Fonte da publicação: speedtest.net

Este artigo foi útil?

Para manter um padrão de qualidade para vocês, estamos sempre investindo em ferramentas de trabalho desde Serviços de Hospedagem de Site, Cloud Computer, Backups, Monitoramento de Redes, empresas e entre outros; para maiores informações:

clientes@doctor.com ou sac@doctor.com